Apresentação

Mutualismo

O Mutualismo é um sistema privado de proteção social, assente em formas de gestão/organização económica e cuja atividade é baseada em valores como solidariedade, proteção, igualdade, inclusão social e cidadania.

O objetivo fundamental do Mutualismo é o de auxílio mútuo dos seus membros, através da sua participação ativa nos programas de auto-proteção social, de entreajuda e reciprocidade dos serviços e benefícios.

A Previdência Familiar do Porto - A.S.M.

Fundada em 7 de Maio de 1876 na cidade do Porto, então designada de Associação de Socorros Mútuos Fúnebre Familiar de Ambos os Sexos no Porto, a Previdência Familiar do Porto – Associação de Socorros Mútuos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, através da quotização dos seus Associados, pratica, no interesse destes e das suas famílias, fins de auxílio recíproco.

Por altura da fundação da Previdência Familiar do Porto – A.S.M., as Associações de Socorros Mútuos revelavam um enorme desenvolvimento, principalmente no Norte do País. Naquela época de grandes constrangimentos sociais, a sua missão inicial foi a de conceder subsídios de funeral, por morte dos seus Associados ou familiares destes.

À data da criação das Associações Mutualistas, a quota estabelecida era de “um vintém” por semana. Chamavam-lhe mesmo as "Associações do Vintém".

Atualmente, a Previdência Familiar do Porto – A.S.M., assume a Missão de prestar serviços de apoio social, saúde e educação/formação, promovendo a qualidade de vida e bem-estar dos seus Associados e famílias.

Oferece um variado leque de serviços/benefícios, nomeadamente, a Caixa Económica Social, Serviço Social, Serviço de Apoio Domiciliário, Clínica Social, Serviços Médicos ao Domicílio, Aconselhamento Jurídico e Subsídio de Funeral.